Sobre loucura, solidão e uma mulher inspiradora

10665723_708706972543078_6507244964707087937_nTem quem ainda ache estranho, tem os que já não enxergam nada demais (e que bom!): ir ao cinema sozinha é um dos prazeres que adquiri há 6 anos, quando me mudei pra SP. Não sei explicar ao certo porquê, mas tem um misto de liberdade com mistério pra mim. O momento da volta pra casa é sempre muito introspectivo, quase não tenho vontade de falar com mais ninguém por algumas horas. É como se o enredo todo do filme se emaranhasse na minha cabeça em meio as minhas reflexões, tipo criança que cria um reinado inteiro na sala de casa, quando na verdade, em suas mãos, só se tem apenas um soldado de madeira.

Há 2 anos mais ou menos, li uma matéria que falava sobre o Ocupa Nise – Hotel da Loucura, uma ocupação feita por artistas, médicos e cientistas no antigo Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Seguindo o legado da psiquiatra Nise Silveira, o antigo hospital é ocupado através da arte. Todos podem participar (diagnosticados ou não) das atividades que lá acontecem. Achei tão incrível que nunca me esqueci.

Hoje assisti no cinema o filme “Nise, o coração da loucura”, que justamente conta a história da psiquiatra e dos pacientes-artistas que melhoraram consideravelmente seu quadro de saúde depois da aplicação de seu método de arte-terapia. Uma mulher incrível e visionária, que enfrentou todas as dificuldades e preconceitos de gênero da época e a própria ciência para revolucionar a psiquiatria no Brasil. Que sensível ela foi de compreender que a conexão dos pacientes com eles mesmos seria a própria solução. Estamos sempre buscando e procurando motivos exteriores pra tudo, quando na verdade, não há nada pra se resolver fora. Somos tão ricos com o que temos dentro.

Viva os momentos introspectivos da gente com a gente mesmo, viva o “engenho de dentro” e a mulheres inspiradoras como Nise Silveira.
Assistam!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s