Graffitando o feminino

cleo-moreira
Cleo Moreira

Tô sumida, eu sei! Mas hoje vim aqui compartilhar com vocês uma entrevista que rolou com a Bela Gregório, do coletivo de graffiti fodão: Efêmmera.

Com a proposta de ser um difusor de cultura urbana feminina na cidade, o coletivo faz diversas ações educativas, participa de eventos sociais, rodas de conversa e especialmente, encoraja e inspira mulheres a exporem seus trabalhos, ideias e utilizarem a rua como meio principal de comunicação.

O coletivo hoje, conta com mais de 40 colaboradoas ativas. A Bela me contou um pouquinho de como tudo começou, quais são seus principais objetivos, planos, sonhos e como o projeto vem crescendo e tomando novos rumos: “Apesar da essência do Efêmmera ser o graffiti, também trabalhamos com a turma do skate, break e todos os demais movimentos que tem como fio condutor, a rua”. É muito inspirador e gratificante ver essa mulherada toda se empoderando e ocupando os espaços que pertencem a todos nós. Inspiradíssima pelo trabalho dessas meninas! Aproveitem pra se inspirar também:

Como surgiu a ideia do coletivo?
O Efêmmera surgiu através de um trabalho que fiz na faculdade. A minha primeira formação é jornalismo e foi na universidade que descobri a arte de rua. Rapidamente, mergulhei de cabeça nesse mundo e poucos meses depois do meu projeto inicial sobre graffiti, já estava pintando na rua.
Assim, comecei a perceber que a cena feminina nesse meio ainda era muito tímida. Fui atrás das artistas paulistanas que me inspiravam e durante uma reunião informal na minha casa, o Efêmmera nasceu de fato.
De lá pra cá, começamos a agregar diversas artistas que começaram em períodos diferentes, mas tem a rua como paixão em comum. Então, o projeto foi crescendo em alcance e número de colaboradoras.

eveeve
Eve Eve

Vocês também participam de rodas de conversas e eventos voltados ao tema feminino. Qual o objetivo do projeto de vocês?
Trabalhamos como um difusor da cena feminina na rua. Assim, arte-educação é um ponto crucial do que fazemos! Através dessas palestras e eventos, não apenas falamos sobre a gente, como incentivamos outras mulheres que não sabem por onde começar, mas querem entrar nesse universo.
Acredito que compartilhar conhecimento é algo extremamente importante, sobretudo quando estamos trabalhando para que uma cena se desenvolva.

Como o tema feminino é tratado dentro do trabalho e como ele influenciou nas criações?
Cada artista tem um tema e uma forma de expressão. Nem sempre o universo especificamente feminino está no centro da temática de uma artista. Óbvio que, como mulher, existe uma sensibilidade e uma forma de ver o mundo que fala diretamente com o trabalho criado, mas isso é ligado com o universo pessoal de cada artista.

10399574_948403291881755_82615845152268718_n
Simone Sapienza, Eliza Fresz, Mathiza Passos

Existe machismo no mundo do graffiti? E na arte contemporânea em geral?
Existe machismo em todos os meios, mas é claro que em meios como o graffiti, onde as mulheres são a minoria esmagadora, o machismo consegue ser ainda maior.
O Efêmmera nasceu, dentre outros motivos, exatamente para dar mais visibilidade e credibilidade para a mulherada que está fazendo o corre nesse meio.
Ao invés de bater na tecla dos problemas que vivemos enquanto mulheres na rua, resolvemos nos unir e viabilizar a nossa história também.

paulaprezende
Paula Rezende

Hoje em dia, o Efêmmera é o trabalho principal de vocês ou tem trabalhos paralelos?
Ainda não consigo viver do Efêmmera, mas esse é o meu objetivo principal. Espero criar um fluxo de trabalho e projetos que viabilizem o Efêmmera como a minha principal renda, e das meninas que tocam os trabalhos comigo.

bela
Bela Gregório

Quais são os projetos futuros do Efêmmera?
Temos muitos sonhos e projetos na lista! Exposições, murais gigantes e arte-educação estão na lista principal para os próximos meses.

12821360_10153439178623806_4385916676648788324_n
Efêmeras!

Facebook e instagram do Efêmmera.

Me segue:
Facebook
Instagram
Site
:)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s