Por todos os nossos úteros

marcella2
Ilustração: Marcella Briotto

Quando crochetei o Visceral, tive um processo bem intuitito e rápido. Simplesmente desenhei o coração no meu caderninho no meio de uma viagem. Depois disso, comecei a busca por referências. Olhei ilustrações, esculturas, bordados, trabalhos de diversos artistas plásticos e por aí foi. Percebi que naquela produção o trabalho não estava fluindo exatamente como queria. Eis que surge uma querida amiga no meio desse processo e me fala: “Você está sendo literal demais! O coração é seu, você faz ele do jeito que você quiser!”. <3 Meus olhinhos brilharam e aí ele surgiu.

Foi assim também com o Ventre Livre, trabalho que instalei recentemente na Casa Jaya (em breve posto mais fotos dele): comecei sua produção na época em que as hashtags #meuprimeiroassédio – criadas pelo Think Olga – bombaram na internet. Fiquei muito tocada e sensibilizada com cada depoimento que li e ouvi. Me lembrei de coisas que não queria, de coisas escondidas. Reconheci momentos que eu nem sabia ao certo do que se tratavam até aquele instante. Passei duas semanas com todas essas histórias engasgadas dentro de mim. Na sequência, aconteceu o ato contra Cunha, que na época, queria aprovar uma lei que dificultava o conhecimento da mulher a respeito de seus direitos em relação a abusos e aborto. Com uma viagem agendada, não pude ir ao ato, mas senti que precisava me expressar de alguma maneira em relação a tudo aquilo que estava acontecendo. O meu trabalho tem por natureza a essência feminina. Ele está sempre conversando e, direta ou indiretamente, lutando pelos direitos da mulher. Então, durante a viagem comecei essa produção. A energia que é colocada em cada trabalho que faço, transforma em expressão pura e objetiva o que tem dentro de mim.

A mesma busca por referências foi feita e foi aí que tive das melhores surpresas: tanta mulher incrível produzindo trabalhos maravilhosos relacionados ao tema e ao sagrado feminino: úteros, seios, corpos se rasgando e florindo. Tudo que é possível sair de dentro de uma mulher. Nesse momento eu entendi mais ainda a força e o poder da união dessas mulheres, que utilizam a arte como expressão e grito de ajuda e de guerra.

Assim como o coração, que citei ali no começo, o corpo feminino e o útero em especial, são símbolos cheios de significados profundos e serão eternamente utilizados de muitas maneiras (que assim seja!).

Separei aqui alguns trabalhos que admiro e que me inspirei para compartilhar com vocês. :)

camilacarlow
Camila Carlow – Ela faz um trabalho incrível com folhas e flores formando órgãos do corpo.
aitchro
Aitch Ro – Das ilustras mais maravilhosas que já vi (e que site incrível é esse?). Todas suas ilustrações envolvem plantas.
marcella
Marcella Briotto – Ilustradora e amiga linda. Esse trabalho foi para a Revista Geni.
maggyrosick
Maggy Rosycki – Artista foda, que usou esse projeto para encorajar mulheres a bordarem seu próprio útero <3
carolzinha2
Rabiscos de Carolzinha – Grafiteira, faz uma pesquisa incrível sobre o útero em seus trabalhos, projeto conhecido como Útero Urbe
megnixon
Meg Nixon – Além de artista visual, faz bordados inspiradores, todos com o tema feminino
carolinecurti
Caroline Curti – bordado sobre uma história emocionante de um problema de saúde relacionado a seus ovários
carolinavelasques
Carolina Velasques – Artista visual, fez uma instalação gigante na Casa das Caldeiras que simulava um útero, incrível!
elisariemer
Elisa Riemer – Ilustrações e colagens com temas feminino e lúdico

Me Segue:
Facebook
Instagram
Site
:)

2 comentários sobre “Por todos os nossos úteros

  1. Hoje ouvi um poema sobre o dia 08/03 feito por uma menina (Helena Prestes Lopes) que encheu meu coração de encantamento…há muito que mergulho no meu universo feminino buscando conhecer a profundidade dos meus sentimentos, da expressão dessa energia que me habita e que tão distorcidamente se apresenta nesse mundo,,,meu trabalho com flores, desenhos, decoração é totalmente inspirado por essa energia, pela natureza, pela Mãe! e como acredito nada é por acaso acabei chegando aqui e fiquei tocada e maravilhada com o que encontrei, Obrigada a vocês mulheres por colocar suas expressões de maneiras tão pessoais e tão lindas em movimento!!
    Obrigada por me inspirarem!!

    Curtir

Deixe um comentário

