Fiance Knowles e seus exóticos bordados

24781943455_79231fff0b_b

Conheci a Danielle Clough via Instagram. Me apaixonei perdidamente pelos seus criativos bordados e logo trocamos algumas mensagens. Quando pensei em começar uma categoria aqui no blog de matérias e entrevistas de artistas que me inspiram, logo pensei nela. Muito querida e atenciosa, Danielle me respondeu prontamente!

Nascida na Cidade do Cabo, África do Sul, ela trabalha também como fotógrafa, designer e VJ. Ficou entre os Top 100 jovens mais criativos de 2015 e teve alguns trabalhos publicados na Rolling Stone, entre outras mídias super legais!
Seu trabalho com bordado, mais conhecido como Fiance Knowles, existe há aproximadamente 4 anos. Ele consiste basicamente (que de básico não tem nada!) em peças variadas, onde utiliza sua criatividade para bordar em diversas plataformas (como em raquetes de tênis!).
Me identifiquei bastante com ela, pois o início do seu projeto com bordado também se deu por frustrações profissionais. Então, em paralelo ao trabalho começou a desenvolver algumas peças.
Confere um pouquinho do trabalho dela e do bate papo que tivemos!

Screen Shot 2016-02-22 at 15.30.06Screen Shot 2016-02-22 at 15.31.25Screen Shot 2016-02-22 at 15.31.02
Danielle, me fala um pouco sobre o seu trabalho com o bordado.
Comecei os bordados há cerca de 4 anos. Eu queria ganhar um dinheiro extra enquanto estudava, além do trabalho. Eu sempre senti essa ligação com fios em mim. Então, entediada no trabalho, comecei a desenhar um coelho em um pedaço de feltro. Eu gostei muito do que fiz e assim fui evoluindo para o bordado. Não foi exatamente um caso de estar interessando no artesanato primeiramente, e sim, de produzi-lo e depois perceber que eu adorava isso.Screen Shot 2016-02-22 at 15.34.09
Seu nome é Danielle, mas de onde vem “Fiance Knowles”?
Fiance Knowles é o nome que um amigo me chamou em uma noite, depois de alguns drinks a mais. Eu disse à ele que se, em algum momento me tornasse uma artista, este seria meu nome artístico. Quando comecei a fazer artes visuais, me perguntaram como eu deveria assinar, então, já sabia que deveria ser Fiance Knowles.

Você trabalha apenas com bordado ou tem outros trabalhos?
Eu trabalho como VJ e designer.

Screen Shot 2016-02-22 at 15.30.18
Você me disse que está fazendo uma transição profissional, como você lida com as suas profissões paralelas?
Já fiz muitas coisas diferente e ainda faço. Acho que a mudança é fácil, só a junção de tudo é que se torna difícil para mim. Tudo o que você faz se conecta com o outro. Até mesmo um emprego de garçonete ensina como tratar os clientes. Eu acho que a fotografia também tem sido a maior influência para mim no bordado.

Qual foi o trabalho mais legal que você já fez?
Fiz um mural que foi construído com vários chicletes (antes de serem comidos!) que foi muito legal. Todas as minhas comissões de bordados são ótimas!

Day-5-620x413

Você acha que o mercado de artesanato é mais aberto para os artistas hoje em dia?Definitivamente. Acho que as pessoas estão cada vez mais atraídos por produtos artesanais tangíveis, que tem tempo maior de vida e que ganham um espaço diante de um mundo onde as coisas caminham tão rapidamente e virtualmente. Com Instagram e sites como Etsy, todo mundo tem um espaço de expressão.

Você acha que o artesanato é reconhecido como arte?
Sim, e isso está crescendo.

Screen Shot 2016-02-22 at 15.34.17Screen Shot 2016-02-22 at 15.30.28

Adorável! Espero que tenham gostado! :)
Infos da Danielle Clough (Fiance Knowles): Site, Facebook, Instagram

Deixe um comentário

