3 documentários fodas sobre mulheres incríveis

Screen Shot 2016-02-11 at 16.39.38.png
Divulgação

Devo admitir um certo vício em documentários. Gosto de ver como tudo acontece, gosto de tentar entender o outro lado da coisa. Documentários pra mim tem um “Q” de poesia da vida real. Por mais que eles possam também se desvirtuarem da realidade, cria-se uma oportunidade de se aproximar de histórias e curiosidades de pessoas, espaços, culturas, crenças, etc. São sempre oportunidades de pesquisa.
Listei aqui 3 documentários que assisti recentemente e que indico com paixão (e tem todos no Netflix!)!

1.What happened, Miss Simone?

História da maravilhosa Nina Simone, cantora, ativista pelos direitos civis dos negros nos EUA desde os anos 60. Teve uma vida conturbada pela fama e por um relacionamento abusivo que manteve por muito tempo com seu marido e empresário. Há quem diga que o documentário é tendencioso, deturpando a imagem de Nina (como uma má mãe, por exemplo). Ainda assim, o filme é imperdível, digno de lágrimas nos olhos em vários momentos, como na apresentação de I put a spell on you, Ain`t got no e The King of love is dead (em homenagem à Martin Luther King).

2. Amy 

Sobre o começo da carreira de Amy Winehouse até o fim de seus dias. Também com relacionamentos abusivos de todos os lados (namorado/marido e pai), Amy não conseguiu dosar suas relações e trabalho. Além de problemas com bulimia e drogas, teve dificuldades em lidar com a fama. Amy aparecia em público e a shows muitas vezes embriagada. Me questionei muito nesse filme a respeito do papel da mídia na vida dessas “pessoas públicas”. Até que ponto se é permitido toda essa invasão? Lembro-me de acompanhar algumas notícias de shows em que Amy apareceu embriagada e via tudo como piada, como se ela mesma quisesse causar toda essa impressão cômica de comportamento. No entanto, ao assistir o documentário, percebe-se uma garota frágil e vulnerável, que não sabia ao certo pra onde correr e a quem recorrer. Em paralelo, uma mídia abusiva (como quase sempre) que se aproveitava de sua situação em busca de ibope.

3. Em busca de Iara

 

Documentário brasileiro sobre Iara Iavelberg, militante na época da ditadura que supostamente cometeu suicídio ao ser pega pela polícia. Os relatos falam da força e coragem de Iara, ao deixar para trás um casamento estável e família rica para se envolver na luta armada após o golpe de 1964. Dentre todas as histórias deturpadas sobre o regime militar, o diretor Flavio Frederico tenta justamente desmentir a teoria de que Iara suicidou-se.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s