Renda-se!

Processed with VSCOcam with a4 preset

Como contei nesse post aqui, no comecinho do ano passado fiz uma viagem pro Nordeste do Brasil. Eu e uma amiga passamos por 9 cidades da região: Vale do Capão (Chapada Diamantina), Santo Amaro e Salvador (BA), Maceió e Maragogi (AL), Recife e Olinda (PE), Jericoacoara e Fortaleza (CE).

No meio dessas andanças, minha intenção também era bater um papo com as tão famosas mulheres rendeiras que vivem no Nordeste, saber como trabalham, quando começaram, porquê, e por aí vai… Nessa busca, acabei encontrando um centro de mulheres rendeiras em Maceió, Alagoas.

Pra nossa surpresa, não encontramos apenas mulheres rendeiras, mas também homens! Isso mesmo, o Seu Guilherme foi um querido com a gente. Nos contou que trabalha com renda há 32 anos e tem sua loja na feira de Maceió. Muito simpático, ele ri e acha graça quando se vê representando as “mulheres rendeiras”. Conta todo orgulhoso quando a mídia aparece por lá e acaba preferindo pegar depoimentos dele pra matérias!
Processed with VSCOcam with kk1 preset
Seu Guilherme
Processed with VSCOcam with kk1 preset
Renda de filé
Processed with VSCOcam with a6 preset
Renda de filé
De todas as rendeiras queridas que conversamos por lá, dou destaque para duas: A Jacqueline e a Dona Ivonete.
Jacqueline aprendeu a fazer renda aos 6 anos de idade. Ela faz desse trabalho seu ganha-pão há mais de 40 anos. Ela trabalha com outros tipos de renda mas a sua preferida é a renda de filé.
No Nordeste existem vários tipos de renda. No litoral é mais fácil encontrar a renda de filé. Renda renascença, de bilro, entre outras, são mais comuns no sertão.
Dona Ivonete é também de Alagoas. Aprendeu a técnica aos 7 e hoje se orgulha em dizer que são 65 anos de prática. Ela contou pra gente que sustenta sua família com a venda das rendas que produz e sempre que dá viaja pelo Brasil para vender seus produtos. Quando perguntei à ela o que faria se não pudesse fazer rendas, sem titubear me respondeu: “Sem isso aqui não sei o que será de mim… Acho que fico doente, porque eu amo o meu trabalho!”.
IMG_1366
Rendeira Jacqueline
Processed with VSCOcam with kk1 preset
Rendeira Ivonete
Processed with VSCOcam with kk2 preset
Renda de filé
Tão queridas! Aproveitamos a passagem por lá pra gravar um pouquinho desse trabalho tão lindo que eles fazem. Fiz um vídeo curtinho pra postar aqui e pra vocês sentirem um pouco de como funciona o trabalho deles!

Mais que inspirada por esse pessoal, recentemente me arrisquei e comecei a fazer aulas de renda de bilro. O que posso dizer é que é minha mais nova paixão. Mas ainda tenho muito o que aprender pela frente!

Processed with VSCOcam with a4 preset
Renda de bilro que estou aprendendo no curso
Foi uma pena não termos ido pro Sertão e conhecido outras rendeiras e tipos de rendas. Mas pretendo voltar pros lados de lá muito em breve! Quem sabe ao invés de um vídeozinho não volto com um documentário? sonhos! :)
2 comentários sobre “Renda-se!

Deixe um comentário

